sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Thiago nos 400 medley


Por: Guilherme Giorgi Costa

Nas olimpíadas de 2004, quando a revista Sport Illustred divulgou os favoritos da natação e nele Thiago Pereira, então com 17 anos de idade, como medalha de prata nos 200m medley. Ele fez até que uma boa prova, mas nao nadou para seu melhor e ficou em quinto. Se fizesse seu melhor tempo ate então não chegaria em quarto.

Agora, parece que a mídia americana e principalmente brasileira esta percebendo que será muito difícil uma medalha para ele. Nos 200m medley ainda e mais possível, mas nos 400m é improvável, e será sobre essa prova que irei escrever hoje, ainda postando direto do Canadá.



Thiago acabou se especializando na prova de 400m medley apenas no ano passado, quando fez um tempo muito bom nos Jogos Pan-americanos, quando nadou três quartos da prova lado a lado com o recorde mundial. Em Atenas, ele nadou essa prova, mas foi muito mal, não se classificou para a final e ainda passou mal, dificultando a preparação para os 200m medley.
No Pan do ano passado, ele marcou 4min11s14 e foi o quarto melhor tempo da temporada, na frente inclusive de um de seus maiores rivais atuais, o húngaro Laszlo Cseh. Na prova, Thiago deu tudo nos três primeiros estilos mas estava exausto no crawl, em que marcou apenas 1min06s e ficou mais de cinco segundos distantes do então recorde mundial, que agora já foi batido novamente por Phelps.

Acredito que as medalhas de ouro e prata nesta prova em Pequim já estão destinadas para Phelps e Lotche. O bronze deve ir para Laszlo Cseh, que fez 4min07s97 e bateu o recorde europeu da prova. O melhor tempo de Thiago esse ano foi 4min12s. Ou seja, ele tem que melhorar, na teoria, quatro segundos se quiser ficar com a medalha de bronze nesta prova.
Thiago precisa melhorar seu nado crawl e ele se esforçou muito para isso durante esse ano, sacrificando algumas competições para se empenhar em melhorar no último e mais rápido dos estilos. Nos Jogos sul-americanos, em março, ele nadou de sunga e barba e fechou a prova para 58s, oito segundos melhor que no Pan. Óbvio, seu tempo foi de 4min18s, bem acima de seu melhor, mas a marca do crawl o animou.

A medalha nesta prova e improvável mas não impossível. Será uma bela disputa com Lazlo, mesmo acreditando que o húngaro está alguns segundos a frente. Segundos possíveis de ser tirados numa prova tão longa quanto os 400m medley.

Nenhum comentário: